O QUE É OCR E OS BENEFÍCIOS PARA A SUA EMPRESA

4 minutos para ler

Provavelmente você já deve ter precisado de um documento em meio digital que só existia em papel físico. É ainda mais provável que você já precisou digitar um documento por completo por só existir no meio físico. Muito trabalho, né? Em tempos de revolução digital as empresas investem cada vez mais em tecnologias para aumentar e agilizar a produção.
Em qualquer desses casos — e em muitos outros — a tecnologia OCR pode ser uma grande aliada. Para entender o que é a OCR, quais os benefícios para a sua empresa e como aplicá-la de forma assertiva na organização, preparamos este breve artigo.

O QUE É A TECNOLOGIA OCR

Em primeiro lugar, a sigla OCR significa, Optical Character Recognition, que em tradução livre significa Reconhecimento Óptico de Caracteres.  A tecnologia permite a conversão de documentos em dados que o usuário pode pesquisar e editar. A informação contida nos documentos pode ter variadas origens, como por exemplo, documentos em PDF, bem como fotos e documentos digitalizados. São várias possibilidades. A tecnologia OCR converte imagens digitalizadas em conteúdo legível e editável, uma vez que ele considera as áreas escuras como conteúdo e as áreas claras como fundo. O resultado é algo muito similar ao documento original. Essa tecnologia se baseia em três mecanismos básicos, a saber:

  • integridade;
  • finalidade; e
  • adaptabilidade.

Juntos, eles formam a base do OCR, permitindo a replicação precisa das informações.

COMO O SISTEMA OCR FUNCIONA

Primeiramente, para o sistema poder operar é necessário um periférico de entrada. Em outras palavras, um scanner, um smartphone, uma câmera digital ou outro dispositivo de hardware que capture o texto que você deseja trabalhar. Como já dito anteriormente, o sistema calcula as áreas claras e escuras da imagem por meio de um processo binário, em que as áreas pretas são consideradas gráficos (ou caracteres) e as áreas brancas são consideradas o fundo do documento. Atualmente, os softwares de OCR mais atualizados já permitem a leitura de documentos coloridos disponibilizando ainda, meios de aprimorar e tratar a imagem.

VANTAGENS DA TECNOLOGIA OCR

Com a tecnologia OCR é possível transferir conteúdo de páginas impressas para formato de texto editável no computador. Dessa forma, se torna possível realizar buscas no texto por palavras-chave; é possível alterar conteúdo ou recortar parte dele para usar em novos documentos;  há a possibilidade de incorporar texto em um site ou sistemas internos; pode-se ainda, por exemplo, extrair texto de um documento e guardá-lo em formato de texto, ocupando muito menos espaço em seu computador. Isso significa que você terá vantagens no que se refere à otimização de processos, além de melhor organização e armazenamento dos arquivos.

A UTILIZAÇÃO DO OCR NA SUA EMPRESA

Essa tecnologia é essencial para as empresas trabalharem com documentos digitalizados. Sem ela, não se pode pesquisar em documentos, a menos que eles sejam inseridos manualmente em um editor de texto. Em suma, este software permite que os computadores leiam documentos da mesma maneira que um humano consegue: reconhecendo os padrões das letras e selecionando o texto de uma imagem.
No processo de transformação digital, a captura de documentos é o primeiro passo. No entanto, ela deve ser realizada da melhor maneira possível para não colocar em risco o sucesso do projeto. Assim sendo, a Debarry – Inovação e Tecnologia utiliza o software KOFAX, empresa americana líder mundial na solução de captura avançada de imagens.
Abaixo listamos seus principais recursos:

  • Controle automático de qualidade da imagem;
  • Remoção automática de pontos da imagem (manchas e falhas), remoção de fundo colorido e áreas sombreadas a fim de diminuir o tamanho do arquivo;
  • Detecção automática do tamanho do documento e alinhamento automático à imagem;
  • Recursos de ajuste automático de brilho e contraste;
  • Relatório de quantidade de páginas e documentos indexados por tipo e total geral;
  • Indexação dos documentos de forma automática (on-line) ou em lotes após o processo de digitalização;
  • Captura de dados para indexação por código de barras, por OCR e/ou por ICR.

Com o poder do software OCR, sua empresa agora pode armazenar digitalmente todos os documentos e se tornar mais organizada.
Acompanhe nosso blog para saber como as novas tecnologias podem ser benéficas para o seu dia a dia.
Quer saber como conseguimos aumentar seu potencial de crescimento? Entre em contato conosco!

Posts relacionados