MATRÍCULA ONLINE: O QUE É, APLICABILIDADE E BENEFÍCIOS

3 minutos para ler

Quando você pensa em matrícula, o que vem a sua mente?
Grandes filas, deslocamento até a instituição e perda de tempo? Normalmente, é isso que acontece. Situações que envolvem atraso, muita burocracia e que podem gerar transtorno pra todas as partes. Mas esses momentos estão prestes a acabar.
Se a sua instituição não está parada no tempo e está acompanhando a evolução tecnológica, você já deve ter ouvido falar da matrícula online ou matrícula digital. Acompanhar a transformação tecnológica é de suma importância. Afinal, no mundo atual alunos e pais de alunos já utilizam e se beneficiam dessa modernidade no dia a dia.
Neste post, abordaremos o que é o processo de matrícula online, sua aplicabilidade e seus benefícios.

O QUE É A MATRÍCULA ONLINE?

A matrícula online é um sistema que possibilita que sua instituição realize matrículas de forma 100% eletrônica. O sistema ainda garante a mesma validade jurídica das matrículas feitas de forma convencional. Os contratos assinados eletronicamente ficam armazenados num GED garantindo segurança e praticidade no processo.

APLICABILIDADE E VANTAGENS DE USAR A MATRÍCULA ONLINE

Em primeiro lugar, vale lembrar que o sistema tem aplicabilidade tanto em universidades quanto em colégios e escolas, não importando o tamanho da sua instituição. As vantagens do sistema são percebidas logo após sua instalação, que não requer nenhum esforço técnico por parte do cliente.

Optando pela matrícula online a instituição facilita os trâmites burocráticos do processo. Os estudantes e seus responsáveis não terão que comparecer presencialmente para realizar o processo de matrícula. Dessa forma, evita-se aglomerações, perda de tempo em filas e deslocamento. Por consequência, esse tempo de atendimento que seria gasto junto às secretarias pode ser realocado para outras demandas da instituição.
O processo como um todo é muito seguro, e ainda oferece confiabilidade de dados pessoais, pois os mesmos são validados automaticamente no processo.

Com o processo de matrícula realizado, o contrato e a documentação ficarão armazenados em nuvem e disponíveis no GED, não correndo perigo de extraviarem ou se perderem no tempo. Por não usar papel, o sistema ainda gera economia, pois não existe a necessidade de impressão. Como tudo é realizado com o auxílio da tecnologia, o tempo é otimizado. Portanto o método também proporciona economia para todas as partes.
Por fim, depois que você entendeu o que é o processo de matrícula online, sua aplicabilidade e seus benefícios, fica claro como o sistema pode ajudar a otimizar o processo de gestão da sua instituição. Vale a pena mudar o mindset e experimentar a evolução que a tecnologia proporciona.

Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.

Posts relacionados