CERTIFICADO DIGITAL CORPORATIVO: O QUE É, BENEFÍCIOS E COMO POSSO EMITIR

3 minutos para ler

O Certificado Digital como já tratado em outro post, funciona como:

“uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma transação feita por meio eletrônico.  O certificado digital comprova quem fez uma determinada transação online, garantindo assim, a autenticidade, a integridade, controle sobre as informações e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica.”

Ele pode ser tanto para pessoas físicas ou jurídicas e são subordinados ao ICP-Brasil. Órgão público que tem como objetivo manter uma estrutura de emissão de chaves públicas, baseando-se no princípio da terceira parte confiável, oferecendo uma mediação de credibilidade e confiança em transações entre partes que utilizam certificados digitais, tendo validade em todo território nacional. Mas o que é um certificado digital corporativo?

O CERTIFICADO DIGITAL CORPORATIVO

Primeiramente, o certificado digital corporativo (CDC) é um tipo de certificado digital não ICP-Brasil que valida somente processos internos de uma empresa. Ele faz com que seja possível emitir certificados para os próprios entes, colaboradores, funcionários, servidores, fornecedores e etc. O intuito é que de posse desses certificados digitais corporativos os usuários poderão assinar documentos referentes a todos os setores da empresa. Por exemplo, imagine os seguintes cenários:

  • o RH de uma empresa precisa que alguns funcionários assinem termos de responsabilidade;
  • após a realização de reunião de conselho, diversos participantes precisam assinar uma ata;
  • ou ainda, o setor de contratos da sua empresa precisa fazer alteração de contratos com fornecedores.

Estas são algumas das muitas situações em que o CDC pode ser útil dentro da sua empresa.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE UTILIZAR UM CERTIFICADO DIGITAL CORPORATIVO ?

Além de ser economicamente viável, pois o custo do CDC é bem menor que o certificado ICP-Brasil, ele possui o mesmo nível de segurança devido a tecnologia criptográfica.  O Certificado Corporativo Digital traz agilidade nos processos, pois não será necessário aguardar, por exemplo, prazo de envio de malotes. Sem a necessidade de papel ela ainda gera sustentabilidade e redução de custos.

COMO POSSO EMITIR CERTIFICADOS DIGITAIS CORPORATIVOS ?

A validade jurídica está garantida pela medida provisória 2.200, que institui a infra-estrutura de chaves públicas brasileira, ou seja, a regulamentação da certificação digital no país. Lembrando que para o CDC ser válido, é necessário um acordo entre as partes envolvidas. Ou seja, entre as partes que irão utilizar o CDC. Em primeiro lugar sua empresa tem de se tornar uma Autoridade Certificadora Privada.

Para que isso seja possível, a Debarry – Inovação e Tecnologia oferece a Signna,  solução que permite a gestão dos certificados digitais emitidos pela sua instituição. Sua empresa terá uma infraestrutura de chaves públicas própria e ficará responsável por gerenciar as políticas e práticas para o uso dos documentos.
Conseguiu entender o que uma Autoridade Certificadora Privada pode fazer pela sua empresa? Entre em contato conosco para saber mais.

Posts relacionados